Diretoria de Desenvolvimento Organizacional


A DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – DDO/PRORHAE tem por objetivo promover a solução de problemas internos através do Clima Organizacional da UERN, apontando diferentes concepções de estruturação organizacional e de seus modelos de gestão de pessoas, de modo a orientá-las para resultados mais efetivos.

Por meio de diagnóstico, a DDO atua como facilitadora da sistematização de ações voltadas ao desenvolvimento profissional, interpessoal e na melhoria da qualidade de vida no trabalho dos nossos servidores, gerenciando e operacionalizando as atividades dos dois setores – Assistência ao Servidor (SAS) e Capacitação e Treinamento (SECAT) os quais trabalham em sintonia e estão alinhados ao Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Neste sentido, profissionais especializados buscam assistir as equipes de trabalho da nossa instituição, utilizando-se da teoria, da tecnologia, das ciências humanas e comportamentais, bem como, de ações direcionadas à prevenção, promoção da saúde e do bem-estar, incentivando um estilo de vida mais saudável.

ORGANOGRAMA

DEMONSTRATIVO DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS E PROJETOS REALIZADOS PELA DDO

SETOR DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO/SECAT

Neste sentido, a DDO em sua atuação propõe assessorar a PRORHAE na área da gestão de pessoas, através do desenvolvimento de programas e ações voltadas ao processo de aprendizagem dos servidores da UERN, como forma de possibilitar o desenvolvimento humano e profissional, construindo dessa maneira para uma nova cultura organizacional, centrada em políticas de desenvolvimento institucional.

Programa de Capacitação e Treinamento dos Servidores da UERN

Direcionado para um processo de aprendizagem que através do treinamento e do desenvolvimento as pessoas possam assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver atitudes e comportamentos diferenciados para o processo de gestão participativa de seus servidores.
O principal objetivo do programa é qualificar e aperfeiçoar os servidores da UERN, em nível de treinamento e capacitação, incentivando-os ao processo de aprendizagem com foco na mudança de atitudes e aquisição de novos conhecimentos, para o exercício do cargo/função, agregando assim excelência aos serviços prestados.

Veja aqui as datas e os cursos oferecidos em 2017

Faça sua inscrição aqui - Formulário de Inscrição

Ações de Capacitação e Treinamento

O Programa de Capacitação e Treinamento é realizado através das etapas de levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação dos resultados obtidos anualmente, consideradas de vital importância para o sucesso do treinamento e para pleno alcance dos objetivos estabelecidos.
Consoante às políticas institucionais, são priorizadas duas Matrizes de Desenvolvimento que estabelecem as diretrizes para melhorias nas relações de trabalho e no desempenho profissional: Matriz de Desenvolvimento Interpessoal e Matriz de Desenvolvimento Profissionalizante, além de atuar nas ações educacionais junto ao Setor de Assistência ao Servidor – SAS, que desempenha o Programa Institucional de Assistência ao Servidor: Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, também pertencente a DDO.

Inscrições e Informações: 
As inscrições são realizadas conforme formulário de inscrição disponibilizado no endereço eletrônico www.uern.br e da Intranet/UERN 

Setor de Capacitação e Treinamento – SECAT/DDO
Contatos: (84)3315-2127
E-mail: sect.prorhae@uern.br / ddo@uern.br

Projeto de Desenvolvimento Organizacional

Com o seu visível crescimento nas diversas áreas de atuação, a UERN tem apontado para uma nova realidade, que resulta numa grande demanda de ações e atividades acadêmico-administrativas, e consequentemente, na necessidade de melhorias na qualidade dos serviços ofertados.
Deste modo, por entender a importância e a necessidade de intervenções que direcionem ações para tornar mais dinâmica e eficaz as rotinas administrativas dos serviços, a PRORHAE, estruturou o Projeto de Desenvolvimento Organizacional que visa a implantação de ações estratégicas que proporcionem a melhoria da qualidade na execução das tarefas diárias.
Essas ações são direcionadas ao desenvolvimento de competências que atendam às novas exigências da gestão setorial, dos processos de comunicação, das relações humanas, da definição de papéis e da motivação para o trabalho.
O objetivo deste projeto é fomentar a compreensão dos processos de trabalho existentes e das demandas setoriais, mediante o planejamento de ações estratégicas, devendo sua implantação e definição de cronograma serem solicitados pelos setores/departamentos diretamente ao SECAT.

Processos de Seleção de Contratos Temporários

Visando a elevação da qualidade dos serviços ofertados, a PRORHAE realiza o processo de seleção por competências para os contratos provisórios, orientando a cerca dos procedimentos a serem tomados para a realização de processos seletivos simplificados de pessoal administrativo.
Os procedimentos são definidos de forma a aplicar metodologias compatíveis com a cultura organizacional, sob o respaldo da ética, transparência e legitimidade, executando e orientando gestores e demais interessados, no âmbito da Instituição, acerca da contratação de pessoal por tempo determinado, para exercício de funções que caracterizem necessidade premente devidamente justificada pelo órgão interessado solicitante, utilizando como base para o delineamento do perfil, o Manual de Cargos, Funções e Rotinas Administrativas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

AÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ATIVIDADES PARA O TRIÊNIO 2015 – 2017

O SECAT propõe a efetivação de duas estratégias de atuação, embasadas nas dificuldades vivenciadas pelo setor e nos resultados apontados pela Matriz de Avaliação de Necessidades de Desenvolvimento Organizacional.

1ª Ação Estratégica: Fortalecimento da Política de Capacitação e Treinamento
Objetivos:
a) Possibilitar a divulgação e ampliação das ações de capacitação e treinamento para envolvimento de gestores e adesão de servidores;
b) Mobilizar redes de apoio e parcerias internas e externas para as ações do setor;
c) Buscar apoio junto à administração para estruturação de ambiente adequado com computador, impressora colorida, data show, e demais recursos para dinamização do SECAT/DDO.

2ª Ação Estratégica: Desenvolver competências para atender às demandas de rotinas de gestão, secretariado e educação para a saúde do servidor, enfatizando principalmente os quesitos de ética, inovação e motivação.
Objetivos:
a) Possibilitar aperfeiçoamento dos servidores que atuam na gestão, com o desenvolvimento de competências para atuar no planejamento, administração e desenvolvimento de equipes, favorecendo a melhoria nos processos de decisão e gerenciamento;
b) Possibilitar aperfeiçoamento dos servidores que atuam nas secretarias, com o desenvolvimento de competências para atuar com profissionalismo no atendimento e agilidade nos processos;
c) Promover a disseminação de informações sobre a promoção e prevenção de agravos à saúde, sensibilizando os servidores para um estilo de vida mais saudável.

SETOR DE ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR – SAS

O SAS em suas atividades atua com foco na qualidade de vida dos servidores da UERN, realizando ações que ofereçam um ambiente de trabalho satisfatório, proporcionando bem-estar e valorização pessoal. 
Os programas do setor norteiam o planejamento anual, propondo ações que são executadas através de parcerias internas com os setores acadêmicos e administrativos da UERN e com Instituições Externas.
O Programa Institucional de Assistência ao Servidor: Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e o Programa de Benefícios Sociais são instrumentos de fundamental importância para o desenvolvimento da Política da Gestão de Pessoas na UERN, buscando melhoria na eficácia dos serviços prestados e a elevação da satisfação pessoal e profissional dos nossos servidores.

Programa Institucional de Assistência ao Servidor: Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Tem como foco incentivar o servidor a adquirir práticas de hábitos saudáveis que proporcionem mudanças de comportamentos, buscando a melhoria dos processos de trabalho, contemplando a relação satisfação/trabalho em toda a sua complexidade, por meio de uma atuação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial com atividades de integração, prevenção e promoção à saúde do servidor, de forma a refletir positivamente na sua qualidade de vida.

Acompanhamento Psicossocial

Gerenciado por uma equipe especializada, formada por Assistente Social e Psicóloga Organizacional, que presta atendimento individual ou coletivo, aos servidores com queixas que comprometam o seu condicionamento físico e ou psíquico, realizando inspeções das condições de trabalho e encaminhamentos a clínicas ou profissionais especializados, conforme o caso.

Objetivo: prestar atendimento aos servidores afetados em suas atividades laborais, por meio de apoio e orientação, buscando a melhoria da qualidade de vida nos aspectos social, físico e emocional, proporcionandosua inclusão no ambiente de trabalho.

Público Alvo: servidores ativos e inativos – docentes e técnico-administrativos da UERN.

Como fazer uso do serviço: é necessário que o servidor interessado ou o chefe imediato se dirija ao Setor de Assistência ao Servidor da DDO/PRORHAE, ou entre em contato através do número (84)3315-2127. Maiores informações pelo endereço ddo@uern.br.

Projeto PRORHAE motivação: saúde e bem-estar

Implantado no ano de 2012, em comemoração ao dia do servidor público (28 de outubro), o projeto realiza ações contínuas com momentos de integração e de prevenção e promoção a saúde, no qual os servidores são homenageados em datas comemorativas e contemplados com ações de saúde bucal, campanhas de vacinação, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, massagem relaxante, ergonomia, alimentação saudável dentre outros.

Objetivo: Proporcionar aos servidores da UERN a disseminação do conhecimento para medidas de prevenção, promoção da saúde e do bem-estar, possibilitando comportamentos mais saudáveis que garantam uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.

Público Alvo: Servidores ativos e inativos – docentes e técnico-administrativos da UERN.

Como Participar: Os eventos são realizados com enfoque em datas significativas dentro do universo acadêmico. Para tanto, os servidores devem acompanhar o calendário das ações que são divulgadas mensalmente.

Programa de Benefícios Sociais

Este programa faz parte da política de valorização dos Recursos Humanos da UERN, implantado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis – PRORHAE e coordenado pelo Setor de Assistência ao Servidor da DDO, com a finalidade de disponibilizar b enefícios ao s servidor es através da Assistência Médica (Plano de Saúde), Odontológica e Auxílio-transporte.

Assistência Médica – Plano de Saúde

Instituído em outubro de 1995, pela Resolução CD-007/95 , o plano de saúde surgiu d a necessidade de disponibilizar um serviço de saúde de excelente qualidade.

Público Alvo: Servidores ativos e inativos – docentes e técnico-administrativos da UERN

Dependentes: pais, filhos(as), esposo(a) ou companheiro(a) do titular, sendo estes descontados integralmente no contracheque do titular.

Como Participar: O servidor interessado deve dar entrada em seu plano de saúde até 30 dias de admissão na UERN, do contrário, cumprirá o período de carência, assim como seus dependentes. A documentação deve ser entregue na DDO, pessoalmente, via malote ou até mesmo por e-mail (ddo@uern.br), em se tratando de casos urgentes.

Assistência Odontológica – Projeto Meu Sorriso

O Consultório Odontológico da PRORHAE executa o “Projeto Meu Sorriso”, que proporciona tratamento odontológico, por meio da realização de diagnóstico clínico, prevenção e recuperação da saúde bucal, aos servidores da UERN e dependentes, bem como, aos alunos residentes.

Objetivo: oferecer ao público-alvo tratamento odontológico em nível básico, através de ações educativas, preventivas e curativas.

Serviços oferecidos:

a) orientação da higiene oral, controle de placa, fluorterapia;

b) avaliação de higienização oral;

c) diagnóstico quanto a existência de cáries, problemas na gengiva e de oclusão;

d) verificação de necessidades estéticas;

e) diagnóstico e tratamento de afecções da boca e dentes, inclusive de manifestações bucais de doenças sistêmicas;

f) restaurações dentárias;

g) periodontia básica;

h) exodontia;

i) encaminhamento para outros especialistas, quando necessário.

Público Alvo: servidores ativos e inativos (docentes e técnico-administrativos da UERN), pais, filhos e cônjuge do titular, discentes das Residências Universitárias, bem como, integrantes dos Grupos de Dança Universitário de Mossoró (GRUDUM) e de Teatro Universitário de Mossoró (GRUTUM).


Como fazer uso: as consultas são marcadas às sextas-feiras, das 7h às 11h, e das 13h às 17h, para atendimentos na semana seguinte. São disponibilizados 05 (cinco) atendimentos normais e 01 (uma) urgência, para cada turno, salvo os casos de urgência.

Agendamento: pessoalmente, no próprio consultório, localizado no Edifício Epílogo de Campos, Praça Miguel Faustino, S/N, Centro, Mossoró-RN, ou pelo telefone (84) 3315-2110.

Documentação Necessária:

I – Dependentes:

  • Documento com foto;

  • Em se tratando de cônjuge ou companheiro(a), será necessária cópia da Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável.

II – Alunos Residentes:

  • Documento com foto

Auxílio Transporte

A concessão do Auxílio Transporte é regulamentada através da Resolução N.º 37/2012-CD, tomando-se como base a legislação pertinente, especialmente a Lei Estadual Nº 7. 069/97 e o Decreto Estadual Nº 13.778/98. O benefício é concedido em pecúnia ao servidor da UERN, diretamente no contracheque. 
Objetivo: auxiliar o público-alvo nas despesas com deslocamento da residência ao trabalho e vice-versa.
Público Alvo: servidor da UERN que percebe salário fixo mensal igual ou equivalente a 02 (dois) salários-mínimos, somadas apenas as vantagens fixas e que não possua meio de transporte próprio ou de outrem e que os utilize para fins de locomoção ao local de trabalho. 
Como Participar: o servidor deverá se dirigir ao SAS, para preenchimento dos formulários padrões e tomar ciência dos procedimentos legais, com registro de entrada de processo no Protocolo Geral.

Crédito consignado

A UERN mantém convênio com o Banco do Brasil, HSBC, CEF, CAPEMI, BANCO BONSUCESSO S/A para a concessão de empréstimos aos servidores, com o pagamento mediante consignação em folha de pagamento.

As margens estão disponíveis  para consulta no SISTEMA DIGITAL DE CONSIGNAÇÕES, no endereço eletrônico: https://www.econsig.com.br/uern/login/login_servidor.jsp, bem como consulta para acompanhamento de todas as consignações em folha, feitas pelo servidor.  As prestações de empréstimos realizados são fixas e descontadas todo mês no contracheque do servidor.

A SENHA de acesso ao SISTEMA DIGITAL DE CONSIGNAÇÕES, para quem ainda não fez, pode ser feita na PRORHAE, no Setor de Folha de Pagamento. O LOGIN, solicitado quando o servidor acessa ao SISTEMA, é o número de matrícula do servidor.

Maiores Informações: Coordenadoria da Folha de Pagamento (Ed. Epílogo de Campos s/n Centro Mossoró-RN - 3315-2119 e-mail: folhapag@uern.br)

Campanha Meu Melhor Natal 

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte criou a Campanha MEU MELHOR NATAL em dezembro de 1998.
Desde sua criação, foram beneficiadas mais de 26.000 crianças de famílias de baixa renda de comunidades localizadas nas adjacências do Campus Central da UERN e entidades sociais e de saúde que trabalham com crianças. A cada ano a campanha tem obtido resultados positivos, contemplando todas as crianças cadastradas pelos representantes das respectivas comunidades.

Calendário de Ações


Atualizado por: Marcio Cleiton Batista Lopes em 16/08/2017 (Setor para Contato: PRORHAE - Diretoria de Desenvolvimento Organizacional )

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