Assessoria de Desenvolvimento Organizacional


Assessoria de Desenvolvimento Organizacional

O DDO atua como facilitador no gerenciamento de ações voltadas ao desenvolvimento profissional, interpessoal e na melhoria da qualidade de vida no trabalho dos servidores da UERN. Compete a ele planejar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidaspelos setores de Assistência ao Servidor (SAS) e deCapacitação e Treinamento (SECAT), nos quais profissionais especializados buscam assistir às equipes de trabalho da instituição, utilizando-se da teoria, da tecnologia, das ciências humanas e comportamentais, bem como, de ações direcionadas à prevenção, promoção da saúde e do bem-estar, incentivando um estilo de vida mais saudável.

Para acessar o CALENDÁRIO DE AÇÕES do DDO, clique AQUI.

Para visualizar o RELATÓRIO QUANTITATIVO das ações do DDO, clique AQUI.

ORGANOGRAMA

DEMONSTRATIVO DOS PRINCIPAIS PROGRAMAS E PROJETOS REALIZADOS PELO DDO

SETOR DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO (SECAT)

Compete a este setora realizaçãode programas e ações voltadas ao processo de melhoriasna qualificação humana e profissional da UERN, construindo uma cultura organizacional centrada em políticas de desenvolvimento institucional.O SECAT planeja e desenvolve oPrograma de Capacitação e Treinamento – INOVAÇÃOe o Projeto de Desenvolvimento Organizacional.

1) Programa de Capacitação e Treinamento dos Servidores da UERN – INOVAÇÃO

O objetivo do programa é qualificar e aperfeiçoar os servidores da UERN,através de treinamentos e capacitações, incentivando-os ao processo de aprendizagem com foco na mudança de comportamentos, no desenvolvimento de habilidades e na aquisição de conhecimentos para o exercício do cargo/função, agregando excelência aos serviços prestados. É realizado por meio das etapas de levantamento das necessidades, planejamento, execução e avaliação anual dos resultados obtidos.

O cronograma das atividades do InovAçãoestá disponibilizados no Calendário de Ações do DDO.

2) Projeto de Desenvolvimento Organizacional

Oconsiderável crescimento nas diversas áreas de atuação da UERN tem apontado para uma nova realidade institucional, o que tem resultadoem maior demanda de ações e atividades tanto acadêmicas quanto administrativas. Neste sentido, por entender a importância e a necessidade de intervenções que tornem as rotinas administrativas mais dinâmicas e eficazes, oDDO estruturou o Projeto de Desenvolvimento Organizacionalque visa a implantação de ações estratégicas para proporcionar melhorias na execução das tarefas diárias.

O objetivo do projeto é fomentar a compreensão dos processos funcionais, aperfeiçoar a comunicação das equipes, gerenciar as relações interpessoais, definir atribuições e buscar meios de motivação para o trabalho. Cabendo ao gestor do setor/departamento solicitar sua implantação diretamente a PRORHAE, responsabilizando-se pelaexecuçãoe acompanhamento do projeto.

Contato: (84)3315-2127

E-mail: sect.prorhae@uern.br / ddo@uern.br

SETOR DE ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR (SAS)

O SAS atua com foco na qualidade de vida dos servidores da UERN, realizando ações quevisammudanças de comportamento para o bem-estar ea satisfação no ambiente de trabalho. O planejamento anual visa ações de integração e de saúde, que são executadas por meio de parcerias internas e externas.

O Programa de Assistência ao Servidor: Saúde e Qualidade de Vida no Trabalhoe o Programa de Benefícios Sociais são instrumentos de fundamental importância para o desenvolvimento da Política da Gestão de Pessoas da UERN, buscando melhoria na prestação dos serviços e a satisfação pessoal dos servidores.

I – Programa de Assistência ao Servidor: Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

O objetivo éincentivaro servidor a adquirir hábitos mais saudáveis que proporcionem mudanças de comportamentos, buscando a melhoria nos processos de trabalho, por meio de uma atuação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial, com atividades de integração, prevenção e promoção da saúde, de forma a refletir positivamente na sua qualidade de vida. Este programa contempla dois projetos o PRORHAE MotivAção: saúde e bem-estar e o Acompanhamento Psicossocial.

1) Projeto PRORHAE MotivAção: saúde e bem-estar

O objetivo do projeto é proporcionar aos servidores da UERN a disseminação do conhecimento para medidas de prevenção, promoção da saúde e do bem-estar, possibilitando comportamentos mais saudáveis que garantam uma melhor qualidade de vida funcional.

Durante o ano todo, especialmente em datas comemorativas, os servidores são homenageados e contemplados com ações de saúde bucal,campanhas de vacinação, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, massagem relaxante, ergonomia,alimentação saudável, dentre outras.

2) Projeto de Acompanhamento Psicossocial

É um atendimento especializado através do Serviço de Psicologia Organizacional e do Serviço de Assistência Social, ofertado aos servidores que se sentem direta ou indiretamente afetados em suas atividades laborais. O projeto busca melhorias nos aspectos social, físico e emocional do servidor com queixas, buscando sua inclusão integral em seu ambiente de trabalho.

Gerenciado por uma equipe especializada, formada por Assistente Social e Psicóloga Organizacional, que prestam atendimento tanto individual como coletivo, em casos que comprometam o estado físico e ou psíquico dos servidores.

A equiperealizatambém inspeções das condições de trabalho eencaminhamentos à clínicas ou profissionais especializados, conforme o caso.

O servidor interessado ou ochefe imediato deverá agendar horário para atendimentono SAS. O contato pode ser feito pessoalmente, pelo telefone: 3315-2127 ou através dos e-mails: sbsc@uern.br / ddo@uern.br

II – Programa de Benefícios Sociais

Este programa faz parte da política de valorização dos Recursos Humanos da UERN, implantado pelaPRORHAE e coordenado pelo SAS, com a finalidade deconcederbenefíciosaosservidores através da Assistência Médica (Auxílio Saúde), Odontológica, Auxílio-transporte e CréditoConsignado (este último benefício é acompanhado pela Folha de Pagamento que está vinculada ao Departamento de Pessoal).

1) Assistência Médica – Auxílio Saúde

Regido pela Lei Complementar nº 608, de 14 de dezembro de 2017 e pela Resolução n° 001/2018-CD, o Auxílio Saúde surgiu da necessidade de beneficiar aos servidores um serviço de saúde de qualidade. São contemplados pelo benefício todos os servidores ativos e inativos (docentes e técnico-administrativos) da UERN. O interessado deve solicitar pessoalmente o Auxílio Saúde noDDO, por meio de formulário padrão.

2) Assistência Odontológica –Projeto Meu Sorriso

O Consultório Odontológico daUERN executa oProjeto Meu Sorriso”, que visa beneficiar um tratamento odontológico de qualidade aos servidores da UERN e dependentes, bem como, aos alunos residentes, por meio de realização de diagnóstico clínico, prevenção e recuperação da saúde bucal, proporcionando uma melhoria na sua qualidade de vida.

O programa beneficia a todos os servidores ativos e inativos (docentes e técnico-administrativos) da UERN, bem como, pais, filhos(as), esposo(a) ou companheiro(a) do titular, ealunos das Residências Universitárias.

O objetivo é oferecer ao público-alvo tratamento odontológico em nível básico, através de ações preventivas, curativas e de orientação de higiene oral.

São disponibilizados 05 (cinco) atendimentos eletivos e 01 (uma) urgência, por dia. As consultas são marcadas nas sextas-feiras, das 7h às 11h, e das 13h às 17h, para a semana subsequente. O agendamento pode ser feito pelo telefone (84) 3315-2110 ou pessoalmente, no próprio consultório localizadono Edifício Epílogo de Campos, Praça Miguel Faustino, S/N – Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.600-220.

Documentação Necessária:

  • Titular: Cópia do RG.
  • Dependentes: Filhos, Cópia do RG ou Certidão de Nascimento; Cópia do RG do titular;
  • Pais: Cópia do RG; Cópia do RG do titular;
  • Cônjuge: Cópia do RG; Cópia do RG do titular; Cópia da Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável;

3) Auxílio-transporte

A concessão do Auxílio-transporte é regulamentadaatravés da Resolução Nº 37/2012-CD, tomando-se como base a legislação pertinente, especialmente a Lei Estadual Nº 7069/97 e o Decreto Estadual Nº 13778/98. O benefício é concedido em pecúnia ao servidor da UERN, diretamente no contracheque e tem como objetivo auxiliá-lo nas despesas com deslocamento da residência ao trabalho e vice-versa. Para fazer jus, eledeve perceber salário fixo mensal igual ou equivalente a 02(dois)salários-mínimos, somadas apenas as vantagens fixas, desde que não possua meio de transporte próprio ou de outrem para fins de locomoção ao local de trabalho.

Para requerer o auxílio, ointeressadodeve se dirigir ao SAS, preencher os formulários padrões e registrara aberturado processo.

4) Crédito Consignado

A UERN mantém convênio com o Banco do Brasil, HSBC, CEF, CAPEMI, BANCO BONSUCESSO S/A para a concessão de empréstimos aos servidores, com o pagamento mediante consignação em folha de pagamento. Este benefício é acompanhado pela Folha de Pagamento que está vinculada a Diretoria de Pessoal.

As margens estão disponíveis para consulta no SISTEMA DIGITAL DE CONSIGNAÇÕES, no endereço eletrônico: https://www.econsig.com.br/uern/login/login_servidor.jsp, bem como consulta para acompanhamento de todas as consignações em folha, feitas pelo servidor. As prestações de empréstimos realizados são fixas e descontadas mensalmente no contracheque do servidor.

A SENHA de acesso ao SISTEMA DIGITAL DE CONSIGNAÇÕES, pode ser efetuada na PRORHAE, no Departamento de Folha de Pagamento.

Maiores Informações: Departamento da Folha de Pagamento (Ed. Epílogo de Campos s/n Centro Mossoró-RN - 3315-2119 e-mail: folhapag@uern.br)

III – PRORHAE Com VidAtiva

Consiste na instalação de um expediente da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis(PRORHAE) nos Campi Avançados.

Por um dia, o projeto atende às demandas locais, intensificando a integração da PRORHAE com os Campi, por meio de açõeseducativas, com ênfase nas pessoas, dando orientações, trabalhando a Gestão Humanizada, Saúde e Segurança no Trabalho, dentre outras atividades.

IV – Campanha Meu Melhor Natal

Lançada em dezembro de 1998, a Campanha Meu Melhor Natal é realizada pela Reitoria da UERN, em parceria com as Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas, bem como, representantes da sociedade civil, ejá beneficiou mais de 26.000 crianças na faixa etária dos 2 aos 8 anos de idade. O público-alvo são crianças oriundasde famílias de baixa renda, que estão devidamente matriculadas em creches ou escolas públicas localizadas nas adjacências do Campus Central. A cada ano, a campanha tem superado as expectativas e mostrando excelentes resultados.

Para fazer as doações, o interessado deve procurar os postos de arrecadação espalhados em toda a UERN, ou no Setor de Assistência ao Servidor, localizadono Edifício Epílogo de Campos, Praça Miguel Faustino, S/N – Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.600-220.

Contato: (84)3315-2127

E-mail: sbsc@uern.br / ddo@uern.br


Atualizado por: Aline Cristiani de Carvalho Gomes Guimarães em 09/07/2018 (Setor para Contato: PRORHAE - Assessoria )

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