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Diretoria de Desenvolvimento Organizacional - DDO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, diante de uma visão mais estratégica da gestão de pessoas, em consonância com sua missão de promover a formação de profissionais competentes e críticos para o exercício da cidadania, vem apresentando através da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis – PRORHAE, propostas significativas com ênfase nas pessoas, orientando-as à criação de um novo perfil, construído por meio de características que se revelam pela capacidade criativa e de aprendizado, comprometimento com os resultados e com o novo padrão de gestão pública, assim como, trabalhando a qualidade de vida dos servidores, buscando excelência na prestação dos seus serviços.

Contribuindo com esse processo, a DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL – DDO/PRORHAE tem por objetivo promover a solução de problemas internos através do Clima Organizacional da UERN, apontando diferentes concepções de estruturação organizacional e de seus modelos de gestão de pessoas, de modo a orientá-las para resultados mais efetivos.

Por meio de diagnóstico, a DDO atua como facilitadora no gerenciamento de ações voltadas ao desenvolvimento profissional, interpessoal e na melhoria da qualidade de vida no trabalho dos nossos servidores, gerenciando e operacionalizando as atividades dos dois setores – Assistência ao Servidor/SAS e Capacitação e Treinamento/SECAT – os quais trabalham em sintonia e estão alinhados ao Programa de Desenvolvimento Institucional/PDI. Neste sentido, profissionais especializados buscam assistir às equipes de trabalho da nossa instituição, utilizando-se da teoria, da tecnologia, das ciências humanas e comportamentais, bem como, de ações direcionadas à prevenção, promoção da saúde e do bem-estar, incentivando um estilo de vida mais saudável.

Organograma da DDO

SETOR DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO/SECAT

Neste sentido, a DDO em sua atuação propõe assessorar a PRORHAE na área da gestão de pessoas, através do desenvolvimento de programas e ações voltadas ao processo de aprendizagem dos servidores da UERN, como forma de possibilitar o desenvolvimento humano e profissional, construindo dessa maneira para uma nova cultura organizacional, centrada em políticas de desenvolvimento institucional.

Programa de Capacitação e Treinamento dos Servidores da UERN

Direcionado para um processo de aprendizagem que através do treinamento e do desenvolvimento as pessoas possam assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver atitudes e comportamentos diferenciados para o processo de gestão participativa de seus servidores.
O principal objetivo do programa é qualificar e aperfeiçoar os servidores da UERN, em nível de treinamento e capacitação, incentivando-os ao processo de aprendizagem com foco na mudança de atitudes e aquisição de novos conhecimentos, para o exercício do cargo/função, agregando assim excelência aos serviços prestados.

Veja aqui as datas e os cursos oferecidos em 2017

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Ações de Capacitação e Treinamento

O Programa de Capacitação e Treinamento é realizado através das etapas de levantamento de necessidades, planejamento, execução e avaliação dos resultados obtidos anualmente, consideradas de vital importância para o sucesso do treinamento e para pleno alcance dos objetivos estabelecidos.
Consoante às políticas institucionais, são priorizadas duas Matrizes de Desenvolvimento que estabelecem as diretrizes para melhorias nas relações de trabalho e no desempenho profissional: Matriz de Desenvolvimento Interpessoal e Matriz de Desenvolvimento Profissionalizante, além de atuar nas ações educacionais junto ao Setor de Assistência ao Servidor – SAS, que desempenha o Programa Institucional de Assistência ao Servidor: Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, também pertencente a DDO.

Inscrições e Informações:
As inscrições são realizadas conforme formulário de inscrição disponibilizado no endereço eletrônico www.uern.br e da Intranet/UERN 

Setor de Capacitação e Treinamento – SECAT/DDO
Contatos: (84)3315-2127
E-mail: sect.prorhae@uern.br / ddo@uern.br

Projeto de Desenvolvimento Organizacional

Com o seu visível crescimento nas diversas áreas de atuação, a UERN tem apontado para uma nova realidade, que resulta numa grande demanda de ações e atividades acadêmico-administrativas, e consequentemente, na necessidade de melhorias na qualidade dos serviços ofertados.
Deste modo, por entender a importância e a necessidade de intervenções que direcionem ações para tornar mais dinâmica e eficaz as rotinas administrativas dos serviços, a PRORHAE, estruturou o Projeto de Desenvolvimento Organizacional que visa a implantação de ações estratégicas que proporcionem a melhoria da qualidade na execução das tarefas diárias.
Essas ações são direcionadas ao desenvolvimento de competências que atendam às novas exigências da gestão setorial, dos processos de comunicação, das relações humanas, da definição de papéis e da motivação para o trabalho.
O objetivo deste projeto é fomentar a compreensão dos processos de trabalho existentes e das demandas setoriais, mediante o planejamento de ações estratégicas, devendo sua implantação e definição de cronograma serem solicitados pelos setores/departamentos diretamente ao SECAT.

Processos de Seleção de Contratos Temporários

Visando a elevação da qualidade dos serviços ofertados, a PRORHAE realiza o processo de seleção por competências para os contratos provisórios, orientando a cerca dos procedimentos a serem tomados para a realização de processos seletivos simplificados de pessoal administrativo.
Os procedimentos são definidos de forma a aplicar metodologias compatíveis com a cultura organizacional, sob o respaldo da ética, transparência e legitimidade, executando e orientando gestores e demais interessados, no âmbito da Instituição, acerca da contratação de pessoal por tempo determinado, para exercício de funções que caracterizem necessidade premente devidamente justificada pelo órgão interessado solicitante, utilizando como base para o delineamento do perfil, o Manual de Cargos, Funções e Rotinas Administrativas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

AÇÕES ESTRATÉGICAS DAS ATIVIDADES PARA O TRIÊNIO 2015 – 2017

O SECAT propõe a efetivação de duas estratégias de atuação, embasadas nas dificuldades vivenciadas pelo setor e nos resultados apontados pela Matriz de Avaliação de Necessidades de Desenvolvimento Organizacional.

1ª Ação Estratégica: Fortalecimento da Política de Capacitação e Treinamento
Objetivos:
a) Possibilitar a divulgação e ampliação das ações de capacitação e treinamento para envolvimento de gestores e adesão de servidores;
b) Mobilizar redes de apoio e parcerias internas e externas para as ações do setor;
c) Buscar apoio junto à administração para estruturação de ambiente adequado com computador, impressora colorida, data show, e demais recursos para dinamização do SECAT/DDO.

2ª Ação Estratégica: Desenvolver competências para atender às demandas de rotinas de gestão, secretariado e educação para a saúde do servidor, enfatizando principalmente os quesitos de ética, inovação e motivação.
Objetivos:
a) Possibilitar aperfeiçoamento dos servidores que atuam na gestão, com o desenvolvimento de competências para atuar no planejamento, administração e desenvolvimento de equipes, favorecendo a melhoria nos processos de decisão e gerenciamento;
b) Possibilitar aperfeiçoamento dos servidores que atuam nas secretarias, com o desenvolvimento de competências para atuar com profissionalismo no atendimento e agilidade nos processos;
c) Promover a disseminação de informações sobre a promoção e prevenção de agravos à saúde, sensibilizando os servidores para um estilo de vida mais saudável.

SETOR DE ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR – SAS

O SAS em suas atividades atua com foco na qualidade de vida dos servidores da UERN, realizando ações que ofereçam um ambiente de trabalho satisfatório, proporcionando bem-estar e valorização pessoal.
Os programas do setor norteiam o planejamento anual, propondo ações que são executadas através de parcerias internas com os setores acadêmicos e administrativos da UERN e com Instituições Externas.
O Programa Institucional de Assistência ao Servidor: Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e o Programa de Benefícios Sociais são instrumentos de fundamental importância para o desenvolvimento da Política da Gestão de Pessoas na UERN, buscando melhoria na eficácia dos serviços prestados e a elevação da satisfação pessoal e profissional dos nossos servidores.

Programa Institucional de Assistência ao Servidor: Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Tem como foco incentivar o servidor a adquirir práticas de hábitos saudáveis que proporcionem mudanças de comportamentos, buscando a melhoria dos processos de trabalho, contemplando a relação satisfação/trabalho em toda a sua complexidade, por meio de uma atuação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial com atividades de integração, prevenção e promoção à saúde do servidor, de forma a refletir positivamente na sua qualidade de vida.

Acompanhamento Psicossocial

Gerenciado por uma equipe especializada, formada por Assistente Social e Psicóloga Organizacional, que prestam atendimento especializado, tanto individual como coletivo, aos servidores com queixas que comprometam o seu condicionamento físico e ou psíquico, realizando inspeções das condições de trabalho e encaminhamentos à clínicas ou profissionais especializados, conforme o caso.
Objetivo: prestar atendimento especializado através do Serviço de Psicologia Organizacional e do Serviço de Assistência Social, aos servidores que se sentem direta ou indiretamente afetados em suas atividades laborais, buscando a melhoria da qualidade de vida nos aspectos social, físico e emocional, por meio de apoio e orientação que proporcionem a inclusão integral dos servidores em seu ambiente de trabalho.
Público Alvo: servidores ativos e inativos – docentes e técnico-administrativos da UERN.
Como Participar: O servidor interessado ou o chefe imediato deverá agendar horário para atendimento no Setor de Assistência ao Servidor.

Projeto PRORHAE motivação: saúde e bem-estar

Implantado no ano de 2012, em comemoração ao dia do servidor público (28 de outubro), o projeto realiza ações contínuas com momentos de integração e de prevenção e promoção a saúde, no qual os servidores são homenageados em datas comemorativas e contemplados com ações de saúde bucal, campanhas de vacinação, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, massagem relaxante, ergonomia, alimentação saudável dentre outros.
Objetivo: Proporcionar aos servidores da UERN a disseminação do conhecimento para medidas de prevenção, promoção da saúde e do bem-estar, possibilitando comportamentos mais saudáveis que garantam uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.
Público Alvo: Servidores ativos e inativos – docentes e técnico-administrativos da UERN.
Como Participar: Os eventos são realizados com enfoque em datas significativas dentro do universo acadêmico. Para tanto, os servidores devem acompanhar o calendário das ações que são divulgadas mensalmente.

Programa de Benefícios Sociais

Este programa faz parte da política de valorização dos Recursos Humanos da UERN, implantado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis – PRORHAE e coordenado pelo Setor de Assistência ao Servidor da DDO, com a finalidade de disponibilizar b enefícios ao s servidor es através da Assistência Médica (Plano de Saúde), Odontológica e Auxílio-transporte.

Assistência Médica – Plano de Saúde

Instituído em outubro de 1995, pela Resolução CD-007/95 , o plano de saúde surgiu d a necessidade de disponibilizar um serviço de saúde de excelente qualidade.

Público Alvo: Servidores ativos e inativos – docentes e técnico-administrativos da UERN

Dependentes: pais, filhos(as), esposo(a) ou companheiro(a) do titular, sendo estes descontados integralmente no contracheque do titular.
Como Participar: O servidor interessado deve dar entrada em seu plano de saúde até 30 dias de admissão na UERN, do contrário, cumprirá o período de carência, assim como seus dependentes. A documentação deve ser entregue na DDO, pessoalmente, via malote ou até mesmo por e-mail (ddo@uern.br), em se tratando de casos urgentes.

Assistência Odontológica – Projeto Meu Sorriso

O Consultório Odontológico da PRORHAE executa o “Projeto Meu Sorriso”, que visa proporcionar tratamento odontológico aos servidores da UERN e dependentes, bem como, aos alunos residentes, por meio de realização de diagnóstico clínico, prevenção e recuperação da saúde bucal.
Objetivo: oferecer ao público-alvo tratamento odontológico em nível básico, através de ações preventivas, curativas e de orientação de higiene oral.
Público Alvo: servidores ativos e inativos – docentes e técnico-administrativos da UERN, pais, filhos(as), esposo(a) ou companheiro(a) do titular, discentes das Residências Universitárias, além dos Grupos de Dança Universitário de Mossoró (GRUDUM) e de Teatro Universitário de Mossoró (GRUTUM).
Como Participar: as consultas são marcadas às sextas-feiras, das 7hs às 11hs, e das 13hs às 17hs, para atendimentos na semana seguinte. Por dia, são disponibilizados 05 (cinco) atendimentos normais e 01 (uma) urgência, para cada turno.

Agendamento: Pode ser feito pelo telefone (84) 3315-2110 ou pessoalmente, no próprio consultório, localizado no Edifício Epílogo de Campos, Praça Miguel Faustino, S/N – Centro, Mossoró-RN – Cep. 59.600-220.

Documentação Necessária:
Titular: Cópia do RG.
Dependentes: Filhos, Cópia do RG ou Certidão de Nascimento; Cópia do RG do titular;
Pais: Cópia do RG; Cópia do RG do titular;
Cônjuge: Cópia do RG; Cópia do RG do titular; Cópia da Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável;

Auxílio Transporte

A concessão do Auxílio Transporte é regulamentada através da Resolução N.º 37/2012-CD, tomando-se como base a legislação pertinente, especialmente a Lei Estadual Nº 7. 069/97 e o Decreto Estadual Nº 13.778/98. O benefício é concedido em pecúnia ao servidor da UERN, diretamente no contracheque.
Objetivo: auxiliar o público-alvo nas despesas com deslocamento da residência ao trabalho e vice-versa.
Público Alvo: servidor da UERN que percebe salário fixo mensal igual ou equivalente a 02 (dois) salários-mínimos, somadas apenas as vantagens fixas e que não possua meio de transporte próprio ou de outrem e que os utilize para fins de locomoção ao local de trabalho.
Como Participar: o servidor deverá se dirigir ao SAS, para preenchimento dos formulários padrões e tomar ciência dos procedimentos legais, com registro de entrada de processo no Protocolo Geral.


Departamento de Assistência Estudantil - DAE

Responsável pela condução dos assuntos estudantis, tem como objetivo estabelecer mecanismos que favoreçam a permanência, o aprimoramento, o intercâmbio com outras instituições e uma melhor qualidade de vida para o corpo discente da Instituição.

Setor de Assistencia ao Estudante

Este programa tem como objetivo estabelecer mecanismos que favoreçam a permanência, o aprimoramento profissional, o intercâmbio com outras instituições e uma melhor qualidade de vida para o corpo discente da Instituição.

Setor de Bolsas e Estágios

A UERN dispõe de um Programa de Estágio Não Obrigatório para estudantes dos cursos de graduação, regulamentado pela Resolução nº 063/2007-CONSEPE.

O Programa visa oferecer estágio para alunos regularmente matriculados e que estejam freqüentando um dos cursos de graduação da UERN.

Para informações completas sobre os programas da DAE clique aqui


Atualizado por: Marcio Cleiton Batista Lopes em 21/06/2017 (Setor para Contato: PRORHAE - Diretoria de Desenvolvimento Organizacional )

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